terça-feira, 20 de março de 2012

QUARTA DA DIETA



Evento realizado no dia 14 de março na praça Santo Antonio em parnaiba ,orientado pela professora Fabrina Alameida, foi muito legal.

Degeneração Gordurosa

                            

                   É o acúmulo anormal reversível de lipídios no citoplasma de células parenquimatosas (principalmente de túbulos renais, hepatócitos, e fibras do miocárdio - células que normalmente metabolizam muita gordura) onde normalmente lipídios não seriam evidenciados histologicamente, formando vacúolos (pequenos e múltiplos ou único e volumoso) em conseqüência de desequilíbrios na síntese, utilização ou mobilização dos lipídio.

Na degeneração gordurosa, o lipídio predominante é o triglicerídio.


                 Tanto uma dieta rica em gordura (excesso de gordura no fígado), quanto pobre em proteína (são as proteínas que carregam a gordura do fígado para os tecidos) podem gerar uma degeneração gordurosa.

Muitas agressões são capazes de produzir uma esteatose:
1)Entrada excessiva de ácidos graxos livres
Aumento da ingestão de gordura
Jejum prolongado
2)Produção de ácidos graxos a partir do excesso de Acetil-CoA
3)Agentes tóxicos (Etanol)




 
 
 
O "fígado gorduroso" (F) tem aspecto mais amarelado e esbranquiçado,
geralmente também com um volume um pouco maior do que o fígado normal (N)

Úlcera de Pressão

ÚLCERA DE PRESSÃO

                 A ÚLCERA DE PRESSÃO é uma área localizada de necrose celular que tende a se desenvolver quando o tecido mole é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado de tempo. Outros termos freqüentemente usados são úlceras de decúbito, escara, escara de decúbito porém, por ser a pressão o agente principal para a sua formação, recomenda-se a adoção do termo – úlcera de pressão (UP). O termo escara deve ser utilizado para designar a parte necrótica ou crosta da ferida e não como seu sinônimo.As localizações mais comuns das úlceras de pressão são a região sacral e os calcâneos. Ao redor de 60% das úlceras de pressão se desenvolvem na área pélvica ou abaixo. .                                                                                    
                                     Classificação da ÚLCERA DE PRESSÃO:                 
A úlcera é classificada do estágio I ao IV em referência a profundidade de comprometimento tecidual e não a gravidade da lesão.Causada pela  pressão nos tecidos é examinada em relação a três fatores, considerando a etiologia das úlceras:

*Intensidade da Pressão
*Duração da Pressão
*Tolerância Tecidual


                                                     
http://www.fraterbrasil.org.br/Ulcera%20de%20Pressao.htm

Alteraçao Lipidica

Colesterol e Triglicerídeos aumentados podem ter causas removíveis



Alterações dos níveis de gordura do organismo representam riscos para a saúde. Algumas doenças ou condições clínicas contribuem para agravar esse problema. Saiba quais são elas e como ocorrem.
Orientações Cardiovasculares
Os lipídeos, ou gorduras são muito importantes para o equilíbrio orgânico. Entre suas funções estão, por exemplo, o armazenamento de energia e a absorção de vitaminas. Por isso, a alteração de seus níveis no organismo denominada de dislipidemia, pode causar sérias implicações para a nossa saúde.
Quando de origem genética, ela é considerada primária.Se provocada por outras doenças ou mesmo remédios que afetam o metabolismo (transformações do organismo pelos quais passam as substâncias que o constituem) do colesterol e triglicérides, irão ocasionar situações clínicas que são denominadas de dislipidemias secundárias.
A dislipidemia relaciona-se claramente com a aterosclerose (formação de placas de gordura nas paredes das artérias.), que pode provocar doenças como infarto do miocárdio, angina pectoris e acidente vascular cerebral.

                             
   


http://www.cardioprime.med.br/dicas.php